Plano de Aula
PLANO DE AULA
Disciplina: Língua Portuguesa Nível: 5º ano
Tema: Desenho animado como instrumento pedagógico
Tempo Estimado: 2 aulas
Objetivos:
• Construir e expressar idéias / opiniões de forma oral por meio da exibição do filme.
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita, estimulando a criatividade através do lúdico.
• Aprimorar a capacidade crítica e comunicativa durante debate.
• Propiciar a reflexão e análise de questões / problemas do cotidiano.
Conteúdo:
• Produção Textual, oral e escrita, baseados na exposição do filme “A Bela e a Fera”.
• Interpretação e dinâmica de grupo.
• Discussão sobre valores morais e preconceito.
Ações Didáticas:
1º Momento:
• Exibição do filme “A Bela e a Fera”.
• Explanação sobre a questão do Bullying e do preconceito, com discussões sobre determinados momentos do filme que demonstrem o assunto a ser abordado, abrangendo os devidos questionamentos e esclarecimentos, tais como:
• Se já sofreram ou conhecem alguém que tenha sofrido algum tipo de discriminação?
• Como reagiram?
• O que sentiram?
• Por que não devemos discriminar?
2º Momento:
• Dividir a turma em grupos para que reescrevam um novo final para o filme. (Determinados pontos que acharem necessário mudar)
• Fazer uma dramatização destes finais.
3º Momento:
• Formar um grande e único grupo para o debate final, no qual serão discutidas as questões sobre preconceito (questões dos negros, deficientes físicos, índios, gordos, magros), valores morais (respeito, tolerância, compreensão, bondade etc.), Bullying (apelidos, xingamentos etc.), exclusão e inclusão, e os textos finais idealizados pelos alunos.
Recursos:
• Aparelho de TV
• Aparelho de DVD
• DVD (Filme a ser apresentado)
• Cadernos, lápis, borrachas
• Cartolina e lápis de cor, para cartazes e máscaras (dramatização)
Avaliação:
Levará em conta a:
• Interação / Participação do aluno
• Produção Textual / Gramática
• Compreensão Leitora
Referências:
GIROUX, Henry A., A Disneyzação da Cultura Infantil, In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antonio Flavio (orgs.). Territórios contestados. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 49-81
“A Bela e a Fera”, animação de Walt Disney Pictures.
Disciplina: Língua Portuguesa Nível: 5º ano
Tema: Desenho animado como instrumento pedagógico
Tempo Estimado: 2 aulas
Objetivos:
• Construir e expressar idéias / opiniões de forma oral por meio da exibição do filme.
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita, estimulando a criatividade através do lúdico.
• Aprimorar a capacidade crítica e comunicativa durante debate.
• Propiciar a reflexão e análise de questões / problemas do cotidiano.
Conteúdo:
• Produção Textual, oral e escrita, baseados na exposição do filme “A Bela e a Fera”.
• Interpretação e dinâmica de grupo.
• Discussão sobre valores morais e preconceito.
Ações Didáticas:
1º Momento:
• Exibição do filme “A Bela e a Fera”.
• Explanação sobre a questão do Bullying e do preconceito, com discussões sobre determinados momentos do filme que demonstrem o assunto a ser abordado, abrangendo os devidos questionamentos e esclarecimentos, tais como:
• Se já sofreram ou conhecem alguém que tenha sofrido algum tipo de discriminação?
• Como reagiram?
• O que sentiram?
• Por que não devemos discriminar?
2º Momento:
• Dividir a turma em grupos para que reescrevam um novo final para o filme. (Determinados pontos que acharem necessário mudar)
• Fazer uma dramatização destes finais.
3º Momento:
• Formar um grande e único grupo para o debate final, no qual serão discutidas as questões sobre preconceito (questões dos negros, deficientes físicos, índios, gordos, magros), valores morais (respeito, tolerância, compreensão, bondade etc.), Bullying (apelidos, xingamentos etc.), exclusão e inclusão, e os textos finais idealizados pelos alunos.
Recursos:
• Aparelho de TV
• Aparelho de DVD
• DVD (Filme a ser apresentado)
• Cadernos, lápis, borrachas
• Cartolina e lápis de cor, para cartazes e máscaras (dramatização)
Avaliação:
Levará em conta a:
• Interação / Participação do aluno
• Produção Textual / Gramática
• Compreensão Leitora
Referências:
GIROUX, Henry A., A Disneyzação da Cultura Infantil, In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antonio Flavio (orgs.). Territórios contestados. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 49-81
“A Bela e a Fera”, animação de Walt Disney Pictures.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Boa tarde Cássia, gostei das sugestões, vou aproveitá-las num Projeto de Cinema.
Grande abraço.
Postar um comentário
Fico muito feliz com sua visita e seu comentário.
Obrigada,venha sempre que puder.
Mil Bjks!