Reflexões

Questões sobre a Escola.

Rita de Cássia Púlice Vieira


Entre os muitos problemas pelos quais perpassa nossa educação, alguns deles em maior ou menor intensidade, têm prioridade na pauta do debate que abrange o currículo escolar. Em busca de soluções, discute-se, entretanto, a realidade; a organização; a essência; a pluralidade; a formação, o presente e o futuro das escolas, e de seus alunos. Não existe ainda um caminho mágico, vias de regra, a percorrer, mas sim um debate contínuo, um querer - fazer de cada um dos interessados.
A maioria das escolas, hoje, está situada em grandes centros urbanos que concentram uma gama ainda maior de sérios problemas. Todos esses problemas, que não cabem enumerá-los ou destrinchá-los aqui, envolvem diretamente a criança, sujeito principal, que ocupa e necessita desse espaço - tempo para o seu desenvolvimento. A escola deve se preparar e se organizar, a priori, dentro do espaço urbano no qual está localizada, analisando implicitamente as relações sociais que influenciam esta organização social.
A escola deve procurar valorizar a experiência cotidiana de seus alunos, respeitando suas diferenças, observando suas necessidades dentro e fora do ambiente escolar, objetivando efetivamente os interesses de cada um. Deste modo, é imprescindível que a escola repense seus espaços internos adaptando-os, tornando-os prazerosos, úteis, para que a criança em seu tempo, dentro de cada faixa etária (primeira infância até a adolescência), possa sentir-se amparada e estimulada em seu desenvolvimento.
De uma maneira geral há muito que fazer e modificar na educação, para que possa beneficiar o ambiente escolar como espaço físico, político, de apreensão do conhecimento, e cultural. O ponto principal é valorizar o ensino – aprendizagem como um bem maior, e não como mercadoria de troca para o mercado de trabalho. Também é possível acompanhar a evolução tecnológica – científica, utilizando-a para aquisição de saberes em prol do desenvolvimento humano, além de qualificar os profissionais da área de educação - professores, pedagogos, gestores - permitindo-lhes melhores condições de atuação e de resultados.
Se a escola teve, em seu passado, diversos problemas a resolver para que chegássemos ao presente com algum avanço, hoje, os enfrentamos com as diferenças históricas proporcionais, buscando construir um futuro mais ameno, sólido e qualitativamente melhor para o desenvolvimento das nossas crianças, e a formação plena do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com sua visita e seu comentário.
Obrigada,venha sempre que puder.
Mil Bjks!

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti