Ainda sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos...

Ampliação do ensino fundamental para nove anos.


Sabemos que a idéia realmente pode dar bons frutos, pois a criança aos seis anos tem a curiosidade do aprendizado despertada e crescente.

A forma lúdica de mesclar brincadeiras ao processo pedagógico pode e deve auxiliar a evolução da criança nessa fase da educação. Mas há que se ter cuidados. A criança aos seis anos deve ser bem preparada para iniciar o ensino fundamental sem sofrer o choque das mudanças.

Sabemos também que, muitas escolas públicas e privadas já implementaram o ensino fundamental de nove anos como novo sistema educacional. Mas, será que realmente entenderam o processo, ou apenas mudaram a nomenclatura?
Será que os responsáveis pelo trabalho de divulgação, distribuição de material,  informações e inspeção, estão seguindo direitinho a "cartilha"? E nossos governantes, têm dado condições às escolas públicas para as transformações necessárias?
Sabemos que muitas escolas precisam e ainda lutam com as reformas estruturais, com a preparação, a qualidade e condições de trabalho para seus profissionais, com a possibilidade de oferecer o mínimo possível aos seus alunos, pois faltam carteiras, quadros, material, merendas, professores, entre outras coisas...
Vamos às mudanças, mas com responsabilidade e qualidade, pois o caminho é longo e o trabalho é árduo! 

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti