OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

VASCONCELOS, Janilse Fernandes; AZEVEDO, Maria Antonia; CORTE, Marilene Gabriel Dalla; CUNHA, Gracilliani Rosa - Centro Universitário Franciscano/UNIFRA

O Texto reafirma a necessidade da prática eficiente de um projeto político pedagógico nas escolas correlacionado ao Regime Escolar, fortalecendo o papel dos professores, gestores e de toda comunidade para um bem comum.
Demonstra a importância da educação infantil na contemporaneidade e as formas como foi tratada historicamente, citando a Constituição de 1988 na qual a Educação Infantil passa a ter relevância nas políticas públicas. Assinala ainda reflexões apresentadas pelos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006, p.31-34), como aspectos básicos nesse trabalho:
1. As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem contemplar princípios éticos, políticos e estéticos.
2. As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil promovem as práticas de cuidado e educação na perspectiva da integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
3. As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil consideram que o trabalho ali desenvolvido é complementar à ação da família, e a interação entre as duas instâncias é essencial para um trabalho de qualidade.
4. As propostas pedagógicas explicitam o reconhecimento da importância da identidade pessoal dos alunos, suas famílias, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade educacional nos vários contextos em que se situem.
5. As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil consideram a inclusão como direito das crianças com necessidades educacionais especiais.
6. As propostas pedagógicas são desenvolvidas com autonomia pelas instituições de Educação Infantil a partir das orientações legais.
É ressaltada a importância da participação de todos, profissionais, alunos e comunidade no processo de construção do conhecimento em sintonia com a escola, assim como a integração entre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar (RE), retomando a concepção de Padilha (apud GADOTTI, 2003), em que a construção do PPP da escola necessita de princípios norteadores e estratégias concretas para sua operacionalização, tais como:
• Necessidade de um tempo maior para a consolidação da implementação do PPP (médio e longo prazo);
• Permanente parecer avaliativo e redimensionamento das propostas;
• Ter clareza quanto as reais necessidades e expectativas apontadas na avaliação;
• Buscar qualificar o trabalho dos profissionais da escola nos setores administrativos, pedagógico e financeiro;
• Ter clareza de que o PPP não é documento fechado, pois deve ser suscetível às mudanças necessárias durante sua concretização.
Essas afirmativas fundamentam a certeza de que o projeto político pedagógico deve fazer parte de uma ação lúcida e bem estruturada, por ser um instrumento de grande poder para a transformação almejada pela escola. Os autores concluem que:
1. A construção e a implementação do PPP são instâncias diferentes, mas que estão correlacionadas, exigindo dos profissionais de ensino da escola uma ação reflexiva sobre o mesmo;
2. O PPP construído e implementado pela comunidade escolar retrata uma gestão democrática e o real papel da escola;
3. Projeto Político-Pedagógico é processo permanente de reflexão e transformação da realidade escolar.
4. A escola deve ser um espaço comprometido com os interesses sóciopolíticos dos cidadãos;
5. O PPP não pode ser "construído" na sala do diretor(a) com a coordenação pedagógica e o orientador(a) educacional e simplesmente apresentado a comunidade educacional;
6. A equipe gestora tem papel fundamental na construção do Projeto Político- Pedagógico da escola.

Para os autores do texto, assim como para Gadotti, Veiga; Freire; Libâneo; Souza & Carnielli; Alarcão; Padilha; Morin; Petraglia, Marques e outros autores, a necessidade da organização escolar, o interesse dos governantes, a participação de todos, e um PPP eficiente poderão fazer a diferença que se espera para uma Educação Infantil de qualidade em nosso pais.

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