PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO.
Construir um planejamento educacional nos dias de hoje não é tarefa fácil diante dos inúmeros problemas que perpassa o país e a própria educação. Estamos limitados às políticas sociais restritivas, tendo que lidar com problemas sociais abrangentes.
O ideal ao pensarmos o planejamento seria poder unir vários setores de interesses para o cidadão dentro do complexo educacional, de forma que pudéssemos atingir os diferentes universos ligados a escola, podendo efetivamente contribuir para o desenvolvimento do ser humano como um todo, além de adequar a realidade de cada um a sua unidade de ensino.
Um planejamento educacional deve conter um projeto educativo bem estruturado, que possa ter a participação de vários agentes sociais e da própria sociedade, de maneira que contribua na organização, e no resultado final, como somatório dos interesses fundamentais em prol do progresso desejado.
Repensar a escola, seus espaços físicos, apropriando-os adequadamente; organizando e atualizando suas bibliotecas; formulando novas diretrizes curriculares; orientando e qualificando seus professores; dimensionando os setores administrativos, entre outros, também se faz necessário. Como também e principalmente, introduzir uma proposta social / pedagógica para dar aos estudantes e professores condições de se integrarem ao ambiente escolar, despertando interesses em sala de aula, para que solidifiquem o emprenho na busca pelo conhecimento.
Deparamo-nos hoje com um quadro difícil, complexo e um tanto quanto assustador, mas não impossível de ser mudado. Há que se investir em novas perspectivas, instigar consciências, fomentar superação. Mas, acima de tudo, requer estimular o empenho, criar interesses, desenvolver habilidades e condições favoráveis para essa transformação. Trabalho árduo que só se tornará possível, obviamente, reunindo-se forças em junção a um bom planejamento educacional.
O ideal ao pensarmos o planejamento seria poder unir vários setores de interesses para o cidadão dentro do complexo educacional, de forma que pudéssemos atingir os diferentes universos ligados a escola, podendo efetivamente contribuir para o desenvolvimento do ser humano como um todo, além de adequar a realidade de cada um a sua unidade de ensino.
Um planejamento educacional deve conter um projeto educativo bem estruturado, que possa ter a participação de vários agentes sociais e da própria sociedade, de maneira que contribua na organização, e no resultado final, como somatório dos interesses fundamentais em prol do progresso desejado.
Repensar a escola, seus espaços físicos, apropriando-os adequadamente; organizando e atualizando suas bibliotecas; formulando novas diretrizes curriculares; orientando e qualificando seus professores; dimensionando os setores administrativos, entre outros, também se faz necessário. Como também e principalmente, introduzir uma proposta social / pedagógica para dar aos estudantes e professores condições de se integrarem ao ambiente escolar, despertando interesses em sala de aula, para que solidifiquem o emprenho na busca pelo conhecimento.
Deparamo-nos hoje com um quadro difícil, complexo e um tanto quanto assustador, mas não impossível de ser mudado. Há que se investir em novas perspectivas, instigar consciências, fomentar superação. Mas, acima de tudo, requer estimular o empenho, criar interesses, desenvolver habilidades e condições favoráveis para essa transformação. Trabalho árduo que só se tornará possível, obviamente, reunindo-se forças em junção a um bom planejamento educacional.
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